segunda-feira, 5 de abril de 2010

A gravidez na adolescência


Na adolescência muitos jovens com menos de 15 anos, começão a demostra interesse sexual , e muitas vezes esquecem de se previnir , de se cuidar e acabam numa "fatalidade", que é engravidar.

Estudo da Organização Mundial da Saúde mostra que os recém-nascidos gerados por mães adolescentes com baixo peso é duas vezes maior que o de mães adultas. A taxa de morte neonatal é três vezes maior. Esses são apenas alguns dos problemas da gestação na adolescência. Também há outra questão: as meninas que ficam grávidas acabam deixando de estudar para cuidar do bebê.
A Pesquisa Nacional mostrou um dado alarmante; 14% das adolescentes já tinhas pelo menos um filho e as jovens mais pobres apresentavam fecundidade dez vezes maior. Entre as garotas grávidas atendidas pelo SUS no período de 1993 a 1998, houve aumento de 31% dos casos de meninas grávidas entre 10 e 14 anos. Nesses cinco anos, 50 mil adolescentes foram parar nos hospitais públicos devido a complicações de abortos clandestinos. Quase três mil na faixa dos 10 a 14 anos.
E sem pensar nas consequências jovens e adolescentes acabam praticando o ato sexual sem o uso de preservativo causando doenças sexualmente transmissíveis como o dst, aids, hpv, hepatite b e outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário